top of page

Bom dia!

  • Foto do escritor: jahmayconqueiroz
    jahmayconqueiroz
  • 3 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan.

Por Jahmaycon


Era um sábado letivo, eu teria de cumprir carga dobrada, pois como quase todo professor, tenho dois cargos, ou seja, tenho dois empregos. Além de trabalhar dobrado no sábado, era um dia em que eu estava repleto de compromissos e empenhado em não falhar em nenhum deles, exceto sair mais cedo do trabalho, pois já teria cumprido minhas obrigações do dia.

ree

Mesmo com a mente cheia, subi as escadas cantarolando o samba enredo da minha escola de samba de coração: Pérola Negra. Um dos meus compromissos do dia era no lançamento do carnaval, dançar a coreografia do samba na comissão de frente, por isso era fundamental fazer o treino mental dos movimentos, pois eu havia participado de apenas um ensaio daquela dança.

Sorridente entrei na sala dos professores. Alegremente dei bom dia. Para surpresa de zero pessoas, apenas uma das pessoas presentes me respondeu. Busquei com o olhar saber se alguém ao menos teria levantado a cabeça para me cumprimentar com um aceno, mas não aconteceu. Isso teve zero efeito em minha motivação para encarar um dia corrido, mas que prometia gerar boas recordações para o futuro.

Se por um lado ser ignorado não tirou nem nunca tirará minha motivação, gerou essa reflexão que estou escrevendo neste exato momento. Não sobre a educação em si, pois para mim não se trata de pessoas mal educadas, estavam distraídos, alguns absortos em seus mundos particulares, imersos num universo de imaginação ou apenas distraídos na conversa que desenvolviam.

Minha reflexão foi sobre falas que sempre ouço em tom de lamento nas reuniões e discussões entre professores: os alunos não respondem meu bom dia, são mal educados. Não foi a primeira vez que pensei sobre isso, afinal, seriam mesmo os alunos mal educados por não responderem o cumprimento da forma como o ingressante na sala gostaria? 

Outra coisa que é importante a gente reparar bem é sobre ficar sempre apontando defeitos nos outros e nunca olhar pra si mesmo. Deixar de responder um bom dia não faz de ninguém uma pessoa mal educada. Também não significa que aquelas pessoas te ignoram ou não se importam com sua presença. Raramente eu recebo mais de duas respostas da saudação que sempre faço quando entro numa sala de aula, nem por isso considero meus alunos grosseiros ou ache que eles não gostam de mim.

Ao contrário, reparei muitas vezes que alguns que não respondem ao meu cumprimento geral, deslocam-se à minha mesa para me cumprimentar diretamente. Logo, ficar tecendo críticas aos outros por não executarem determinadas ações pode muitas vezes ser uma atitude equivocada. Antes, tente se colocar no lugar do outro, pense sobre suas ações nesse lugar e só depois elabore comentários. Assim, será mais coerente e não ficará julgando os outros por atitudes que você também tem.

6 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
11 de jun.

verdade às vezes a gente nem percebe que não respondeu mas não é por mal não é só distração mesmo Andrey 9°Branco

Curtir

Convidado:
02 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

ree

Curtir

DeDe
02 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Gostei muito!

Curtir

Convidado:
02 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

queeeee legalllllllllllllllllll

Curtir

1106060635
29 de abr.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

De acordo com a crônica percebemos que uma simples resposta de "bom dia" pode fazer o dia de alguma pessoa, não é muito mas é importante, as pessoas nascem e morrem sozinhas, mesmo assim não conseguem ser solitárias.

Cecília de Moraes Bello 2ºC

Curtir

©2025 por JAHMAYCON. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page